Isaías 1

Quando estamos honestamente buscando a promoção da glória e da causa de Cristo, nos regozijaremos em quem quer que Ele possa usar.

ISAÍAS 1, Vers. 1-15

Não comentaremos todos os capítulos deste livro, já que alguns podem achar difícil de entender. Todavia, se você tiver tempo, leia os capítulos que forem omitidos. Começando com Isaías, até o fim do Antigo Testamento, temos dezessete livros das Escrituras, os quais predizem o futuro. Ninguém além de Deus pode prever o futuro com exatidão. Deus falou a estes profetas, e lhes disse o que deveriam dizer. Mas Ele nos diz que todas estas coisas aconteceram e foram todas escritas para nossa instrução e aviso. 1 Coríntios 10:11. A profecia trata, em sua maior parte, da Terra e não do céu. Isaías nos dá a maior e mais extensa visão do futuro do mundo. Os outros profetas tratam de pequenas seções do futuro. Isaías viveu durante o reinado de quatro reis de Judá, ou aproximadamente de 765 AC a 700 BC.

Is 1:1-9 Um resumo de todo o livro de Isaías; Deus amava muito Israel, mas por haverem se desviado dEle, Ele deve castigar Judá e sua capital Jerusalém por causa de toda a sua maldade. As outras 10 tribos já tinham sido levadas para o cativeiro. Este terrível evento deveria lhes ter mostrado que Deus tinha executado Seus avisos, e permitido que 10 tribos (o reino de Israel) fossem levadas cativas. Elas nunca foram trazidas de volta (cerca de 2.700 anos atrás). Mas o reino de Judá continuou em sua impiedade.

Is 1:10-15 Todos os seus atos religiosos não passavam de aparência. Deus odeia esse fingimento.

Toda Bíblia deveria ser encapada com couro de sapatos.

Isaías 1, Vers. 16-31

Is 1:16-20 Maravilhosos versículos. Deus lhes implora. Não importa o quão maus eles fossem, se tão somente se voltassem a Deus, Ele os purificaria.

Is 1:16-17 Repare nas 4 últimas palavras do versículo 16 e nas 4 primeiras do versículo 17. Devemos agir nesta ordem. Estamos fazendo assim?

Is 1:18-20 O Senhor não estava deixando passar os seus pecados, mas queria que soubessem que se tão somente entendessem a seriedade de seus pecados, Ele alegremente lhes daria as boas vindas para que fossem a Ele e confessassem. Podemos usar este versículo para pregar o evangelho hoje porque trata-se realmente da mesma história, exceto pelo fato do sangue de Cristo ter sido já derramado. Para eles tratava-se de uma conversão nacional ao Senhor. Para nós, é individual.

Is 1:21-23 Mas eles não queriam ouvir. Exatamente como acontece com o mundo de hoje.

Is 1:24-31 Todavia Deus irá trazer salvação a eles no final. Trata-se de uma salvação na Terra, e acontece depois que nós, os crentes, tivermos sido levados para estar com o Senhor Jesus.

Postagens populares

Loading...